4 empresas do ramo de Serviços que usam a Internet para aumentar seus clientes!

Até pouco tempo, o modelo de negócios de vendas pela Internet – o e-commerce – era restrito ao comércio de produtos. Isto se devia basicamente ao perfil da grande maioria das empresas que migraram do comércio tradicional para também vender pela grande rede, e o perfil das empresas que já nasciam com a visão de vender no mercado digital.

Porém as empresas de Serviços perceberam que poderiam atuar na Internet e ter receitas ainda maiores. As pessoas querem mais comodidade no dia a dia, e esta característica cultural faz toda a diferença no que as empresas de Serviços oferecem.

E também perceberam que se quisessem alcançar mais mercado e mais vendas, seria impossível ficar de fora desta que é a maior concentração de possíveis clientes.

Serviços na Internet 1: agências de recolocação de mercado

Infelizmente é um setor que cresce bastante com a crise econômica dos últimos anos e um nível de desempregado grande, mas também existe um potencial grande para pessoas que querem redirecionar suas carreiras e querem um coaching.

Estas empresas usam intensamente as redes sociais – o Facebook e em especial o LinkedIn para pesquisar e buscar o público-alvo dos seus serviços, que costumam ter uma segmentação por localidade e nível socioeconômico.

Um investimento forte em conteúdo nos seus canais de comunicação com os clientes – blog e redes sociais – e em pesquisas auxiliam bastante na prospecção e conquista de clientes.

Serviços na Internet 2: escolas de idiomas

Outro segmento que experimenta crescimentos anuais, especialmente para crianças e adolescentes. Os pais entendem, hoje em dia, a importância do aprendizado de qualidade de idiomas, em especial o Inglês, para estarem melhor preparados para o mundo globalizado de oportunidades e intercâmbios.

Pesquisas online e no Google são fundamentais para definir e mensurar seus clientes, principalmente pela localização, idade dos filhos e renda – se alinha com o valor dos serviços a ser prestados.

A publicação de conteúdo relacionado – por exemplo, falar de oportunidades de trabalho em países – é um forte aliado para atrair pais e responsáveis para assuntos de longo prazo na vida de seus filhos e despertar a necessidade de uma melhor formação em idiomas.

Serviços na Internet 3: prestadoras de serviços

É um universo vasto de possibilidades de atendimento e a Internet é fundamental para alavancar público e conquista-lo. A competitividade é forte e os resultados tendem a ser mais demorados.

São empresas de serviços de manutenção predial, segurança, recepção, portaria e serviços domésticos – esses são os nichos mais significativos.

Podemos perceber o quanto é pulverizado o público potencial destes serviços, atingindo praticamente todas as classes socioeconômicas e regiões e também empresas de todos os portes. E um grande desafio é a propaganda boca-a-boca que favorece ótimos profissionais, que por sua vez conseguem cobrar preços menores que as agências, pois não tem os custos de negócios destas.

Todo este contexto só aumenta a importância de atuar na Internet com estratégias eficientes de mapeamento e busca de clientes. Muitas empresas segmentam, por exemplo, por região para obter preços melhores ou volume, dependendo da faixa de renda que predomina.

Serviços na Internet 4: assistências técnicas de eletrônicos

Este segmento é especialmente promissor por fatores combinados e perenes: a tendência das pessoas em preferir os reparos a investir em aparelhos novos, mais sofisticados e mais caros, e a mudança de cultura sobre a necessidade de trocar de aparelhos constantemente.

É certo que a crise econômica – a retomada não será aos níveis antes da crise, por um bom tempo – também influencia na decisão de prolongar a vida útil de eletrônicos, em especial os celulares e smartphones.

Diante deste quadro, e com o potencial número de aparelhos existente no Brasil, com clientes dos mais variados perfis, é essencial o uso de pesquisas bastante direcionadas ao público que se pretende atender.

Descobrir, por exemplo, o aparelho atual (fabricante) combinado com a localização pode revelar se aquele cliente é o foco do seu negócio – que aparelhos você atende.

A iCaiu é uma grande exemplo de empresa que tem o seu trabalho de captação de clientes no Google muito forte para o seu serviço de Assistência técnica de iPhone em São Paulo e Rio de Janeiro.