8 coisas que as pessoas não dizem sobre Marketing de Mídia Social

Eu queria escrever este post há muito tempo. Não é completamente uma dica de mídia social, mas mais um pouco de algumas coisas que não são comentadas no campo das mídias sociais.

Então este é para os meus colegas de Marketing de Mídia Social, aspirantes a profissionais de Marketing de Mídia Social, ou apenas para qualquer um que esteja procurando por uma pequena visão do que realmente acontece nos bastidores.

Aqui estão oito coisas que as pessoas não lhe dizem sobre Marketing de Mídia Social

1. Não há atalhos

Ponto. A principal coisa que as pessoas não dizem sobre as mídias sociais é que realmente não há atalhos ou hacks.

Sem dúvida, você me ouviu mencionar que a mídia social é uma maratona, não uma corrida muito. O crescimento de um envolvimento autêntico e engajado depende de pesquisa e análise. Está em conhecer seu público e testar. Nada disso acontece durante a noite.

A única maneira de garantir o sucesso é através da aplicação consistente de uma forte estratégia de mídia social.

2. Pode ser um trabalho muito tedioso

Para aqueles que acham que o Marketing de Mídia Social é sobre exibir uma foto com uma legenda bonitinha on-line, você está prestes a ter um despertar rude.

Um bom profissional de Marketing de Mídia Social está constantemente analisando, ajustando, aprendendo, reconfigurando e muito mais. Então você joga na criação de conteúdo, trabalhando quando postar, o que postar, se faz sentido e se está funcionando.

É realmente um trabalho com muitas facetas – e é a coisa mais simples de simplesmente postar atualizações ensolaradas.

3. Um grande ou rápido crescimento não é sempre uma medida de sucesso

Aqui está uma pergunta que ouvi de vários clientes, em diferentes variações:

Nossos concorrentes acabaram de criar uma conta no Instagram e eles têm mais seguidores do que nós já, por que não crescemos assim?

A resposta, geralmente, é que eles despejaram um monte de dinheiro em anúncios, ou um monte de dinheiro em seguidores falsos e engajamento.

É por isso que você não pode comparar sua marca a outras pessoas o tempo todo. Lembre-se de que você está vendo apenas a parte mais externa do que realmente está acontecendo nos bastidores.

O sucesso está em muitos fatores diferentes e é definido de maneira diferente para cada marca. É importante ter clareza sobre seus objetivos de curto e longo prazo e manter o foco no que você está fazendo e se seus esforços estão gerando os resultados desejados.

O que é mais valioso – 50.000 seguidores ou 5.000 que realmente se envolvem com você, e se tornarão clientes reais e pagadores? Os números nem sempre contam a história.

4. Um monte de tempo se transforma em engajamento

Em 2018, com todas as contas lá fora, a mídia social é muito mais do que apenas fotos bonitas.

Você precisa realmente reservar um tempo para se envolver com seu público. Como fotos, deixe comentários, participe da conversa. Isso tudo leva tempo e energia – mas é a melhor maneira de trabalhar com os vários algoritmos (em vez de perder com eles).

5. Nem tudo pode ser rastreado diretamente

Eu adoraria sentar aqui e dizer que posso garantir que seu post se tornará viral se você incluir elementos específicos de X, Y e Z. Mas esse não é o caso.

É claro que existem práticas recomendadas e várias estratégias e táticas que ajudarão suas contas a ter o melhor desempenho possível, mas é preciso lembrar que as mídias sociais são baseadas em pessoas e as pessoas mudam.

As pessoas são imprevisíveis e, portanto, certas coisas não podem ser resumidas a um processo prescritivo. Tudo depende de uma série de fatores, que muitas vezes são completamente diferentes de marca para marca.

Outro lado disso é o rastreamento – o Marketing de Mídia Social nem sempre é uma cadeia de compra e venda. Um seguidor pode não entrar em seu estabelecimento diretamente depois de ver um post, eles podem ter que ver sua marca e/ou oferecer várias vezes, se familiarizar com suas ofertas e, em seguida, pensar em você em uma circunstância específica.

Nem sempre é linear, nem sempre é previsível. Mas você estabelecerá suas próprias práticas recomendadas à medida que avança.

6. As coisas mudam em um minuto em Nova York

Não é realmente um segredo, mas algumas pessoas não percebem o quão rápido o panorama da mídia social pode mudar.

Além das novas atualizações de plataforma, há muitas coisas que mudam regularmente no back-end, das quais você pode não estar necessariamente ciente.

Os algoritmos são atualizados, as funcionalidades mudam, as ofertas de produtos deixam de existir – e nós, profissionais de marketing de mídias sociais, temos que acompanhar tudo isso para garantir as melhores práticas de mercado, os melhores resultados e os nossos clientes.

7. O seu profissional de Marketing de Mídias Sociais precisará de ajuda criativa

Algumas campanhas de mídia social exigem mais criatividade do que seu gerente de mídia social terá o know-how para criar – e tudo bem.

Apenas forneça um orçamento que permita contratar os criativos certos para ajudar a alcançar a visão geral ou entenda as limitações que eles têm em sua capacidade.

8. A indústria está saturada

Este é principalmente para meus colegas profissionais de Marketing de Mídia Social, mas também se aplica a proprietários de empresas, CMO ou qualquer pessoa que esteja tentando contratar uma função de mídia social.

Por favor, esteja ciente de que esta indústria está saturada. Algumas pessoas ou empresas afirmam que podem fazer mídia social e, na verdade, estão cheias de táticas pontuais que não oferecem resultados consistentes.

Além disso, com a ascensão dos influenciadores das mídias sociais, alguns passaram a acreditar que, porque eles desenvolveram seus próprios seguidores, podem simplesmente fazer o mesmo pelos outros – o que nem sempre é o caso.

O que me incomoda é que isso pode manchar a reputação mais ampla de muitos profissionais de Marketing de Mídia Social talentosos e criativos por aí – ao mesmo tempo em que prejudica as empresas que contratam os que não são tão bons.

Meu conselho para você de Marketing de Mídia Social é continuar fazendo um ótimo trabalho, continuar a aprender e crescer o nosso ofício e, por favor, reconhecer e defender o seu valor.

Para quem contrata, não se deixe enganar por um preço baixo.

Certifique-se de entrevistar, rever o trabalho e contratar alguém que faça sentido para as suas necessidades.

O Marketing de Mídia Social é muito mais do que apenas postar uma foto e combiná-la com algumas hashtags – um profissional sério de Marketing de Mídia Social oferece muito mais do que isso.

Espero que, com este post, eu tenha sido capaz de trazer alguns desses equívocos comuns à luz.