Como se destacar no ramo de Pousadas

As Pousadas crescem muito no Brasil como uma opção interessante em relação aos hotéis tradicionais, em milhares de cidades brasileiras.

Mesmo com a popularização dos Hostels e do Airbnb, com locação de casas e apartamentos particulares, as Pousadas seguem o seu ritmo de crescimento por serem uma hospedagem que ocupa um espaço de quem procura:

  • A individualidade que não há nos Hostels.
  • A praticidade que não encontramos nos alugueis de Airbnb.
  • O tratamento mais personalizado que não temos nos Hotéis.

São mais acessíveis na grande maioria e estão presentes em cidades onde não há hotéis tradicionais, ou a oferta deles é pequena, porque não teriam retorno financeiro.

A estrutura de uma pousada, em regra, é mais simples, a quantidade de quartos é menor e algumas tem serviço de pensão completa – café da manhã, almoço e jantar. Tudo para dar a experiência personalizada a um público-alvo exigente.

Por este motivo, uma Pousada precisa ser pensada em muitos detalhes para agradar o gosto de quem visita a região e crescer através da melhor da propagandas: o boca-a-boca.

Vamos falar um pouco de como se destacar no ramo de Pousadas.

1. Conhecer profundamente a região onde quer instalar uma Pousada

É preciso conhecer profundamente a região onde queremos instalar uma Pousada.

Clima, acessos à localidade, tipo de comércio turístico (artesanato, tecidos), oferta de restaurantes e bares, se há colonização estrangeira e até mesmo a oferta de serviços como bancos, lojas. Tudo isto é importante para que a Pousada consiga desenhar o público-alvo – amantes do frio, por exemplo – e ofereça serviços alinhados com ele.

2. Definir o perfil dos clientes da Pousada

Baseado nas informações que coletamos da região e também do histórico de pessoas que já se hospedaram em outras pousadas, é possível definir o perfil do seu cliente – idade, renda, hábitos de consumo, origem.

Estes dados são importantes para avaliar se a Pousada planejada está alinhada com este perfil ou se será preciso alterar o projeto original. Outro aspecto é definir se ela atenderá famílias ou apenas casais, se aceitará crianças e animais.

3. Criar uma temática para a Pousada

Pode ser um tema específico como Música ou Cinema, mas o importante é criar uma marca para a Pousada, algo do qual ela seja uma referência na região.

Esta marca pode estar presente na decoração dos quartos, no cardápio do café da manhã ou do jantar. Até mesmo na música ambiente.

A Pousada Recanto da Serra, em Visconde de Maua, é um bom exemplo, pois apostou em chalés temáticos para casais que são amantes da natureza.

4. Criar serviços diferenciados para os clientes da Pousada

Quartos limpos, estacionamento, um café da manhã sortido são itens de sucesso de uma Pousada. Mas são itens obrigatórios. É importante descobrir como ir além do que está igual aos concorrentes.

Se a localidade é de difícil acesso, pode-se oferecer um serviço de traslado de determinado ponto até a pousada. Se não há bancos – e muitos comércios e passeios locais não aceitam cartões – um sistema de saque debitando cartão é uma ótima opção.

Aqui a criatividade é a arma para surpreender os clientes e diferenciar-se da concorrência.

5. A excelência do atendimento é matéria-prima de uma Pousada

Aqui a excelência é mais do que um sorriso na recepção, que continua sendo essencial, é o cartão de visitas para quem quer se sentir em casa.

É importante que o atendimento seja pensado no melhor em todos os momentos: demandas para os quartos, solução de problemas, sugestões e suporte para passeios. Ele será a base para as melhores avaliações nos sites de viagens.

Nada deve escapar da vontade de atender bem.

6. Equipamentos de qualidade para a Pousada

Exceto se uma proposta do isolamento for amplamente divulgada como uma marca da pousada, os melhores equipamentos e tecnologias devem estar disponíveis.

Aparelhos de TV, geladeiras, canais por assinatura e um wi-fi. O importante é que os clientes, até numa eventualidade, possam contar com recursos de conforto.

7. Tenha uma carteira de serviços exclusivos para a sua Pousada

Se o casal veio para um casamento na cidade, que serviços de parceiros você pode oferecer? Maquiagem? Aluguel urgente de acessórios? Transporte de ida e volta do evento?

Neste ponto não é preciso investir dinheiro, mas estabelecer parcerias com os serviços locais para atender as diferentes necessidades que podem surgir.

Basta fazer pesquisas com o histórico de hóspedes. É o começo de um banco de dados para que comerciantes locais ganhem dinheiro e você ganha em credibilidade com seus clientes.

8. Quem procura uma pousada, encontra a sua?

Marketing Digital é a expressão de ordem e deve estar em tudo que falamos até agora.

Ter um site funcional e envolvente, um blog com conteúdo relacionado e publicações em Facebook e Instagram são itens fundamentais para que o seu negócio apareça e atraia mais clientes, além de ser possível que seus clientes anteriores façam depoimentos elogiando, e esta é uma estratégia que traz muitos resultados.

Como vemos neste artigo, se destacar no ramo de Pousadas é uma tarefa complexa, como em qualquer empreendimento.

Mas é um negócio que trabalha com o prazer de clientes e o nosso próprio em atender bem e recebe-los de volta.