Mapeando o Marketing para a Prestação de Serviços

O que vem à mente quando você pensa em uma empresa de TI?

Você imagina especialistas locais trabalhando no site de um cliente ou alguém de longe ajudando via computador? A verdade é que, quando as pessoas pensam em como uma empresa de tecnologia funciona, elas tendem a supor que o offshoring tradicional é uma parte central de seu modelo de entrega.

E, como isso é verdade na maioria dos casos, não é surpreendente. Mas o que dizer de nearshoring e onshoring?

E se as pessoas que trabalham com sua empresa forem vizinhas próximas ou até mesmo dentro de sua região de atuação? Isso realmente faz diferença?

Como uma empresa global em constante crescimento que abraça o nearshoring, minha empresa é única. Utilizamos uma abordagem em três frentes que não nos limita e aos nossos clientes a apenas capacidades offshoring, poupando tempo, dinheiro e problemas tanto para nós como para os nossos clientes.

Nós servimos as empresas de três maneiras:

  • Entrega offshore: assim como outras empresas de TI, somos capazes de fazer entregas no exterior. Mas nós preferimos muito mais:
  • Entrega nearshore: ter uma equipe próxima ao cliente fornece benefícios essenciais para concluir o projeto rapidamente e sem complicações.
  • Entrega onshore: se a nossa equipe está localizada no mesmo local que o cliente, é ainda melhor.

Ser uma empresa global nos proporciona capacidades excepcionais de nearshore e onshore.

Com a nossa sede na Suíça, nós nos destacamos nessa área devido à Europa Central e Oriental, que abriga incríveis talentos tecnológicos. Também temos especialistas em países como México, Malásia, Vietnã, Austrália e Índia para viabilizar nossa abordagem em três frentes.

Ter talento em todo o mundo é fundamental para o sucesso. Não importa onde o cliente esteja, você tem pessoas ágeis e qualificadas, equipadas com um profundo conhecimento do setor, prontas para ajudar.

Então, por que não em offshore, você pergunta?

Embora seus concorrentes possam ter escritórios em todos os lugares, eles provavelmente se fixam em um país – resultando em um talento exclusivamente offshoring para os clientes. E se esse for o caso, certos problemas podem surgir. Os quatro pontos a seguir são problemas que você pode eliminar ao oferecer a entrega nearshore aos clientes:

Diferenças culturais

Problemas de entrega podem surgir devido a diferenças culturais, incluindo, mas não se limitando a normas sociais, aparência, fala, linguagem corporal, crenças e experiências cotidianas. Por exemplo, algumas culturas acham difícil dizer não na esperança de evitar conflitos e promover a harmonia dentro das interações.

Descobrir exatamente o que eles acham que pode ser frustrante para culturas mais diretas – pois eles podem realmente discordar, mas se sentem desconfortáveis ​​dizendo: Não, vamos tentar de outra forma.

Mas vindo de uma região similar e conhecendo as culturas dessa região mitiga confusão e falta de comunicação, mantendo ambas as partes na mesma página. Os clientes também gravitam em torno de parceiros de tecnologia que entendem completamente seus problemas de negócios e se relacionam com eles – cultura incluída – que ajuda a criar confiança em seus conhecimentos.

Desafios políticos e econômicos

Esses desafios podem estar presentes em algumas regiões, fazendo com que os estrangeiros em TI ignorem o que está acontecendo na região do cliente.

Esses desafios podem afetar significativamente os negócios, fazendo com que os procedimentos e planos sejam alterados no último minuto para dar conta do contexto político e econômico, como os regulamentos específicos da região.

Por meio do nearshoring e do onshoring, você está conectado à região do cliente porque reside lá, tornando-se mais consciente e preparado para o que está acontecendo política e economicamente.

Distâncias

Não é surpresa que a distância possa dificultar a colaboração.

Ser capaz de conhecer pessoalmente requer planejamento, já que a passagem aérea e o hotel precisam ser organizados antecipadamente. Também leva tempo para ir de um lugar para outro, atrasando o desenvolvimento do projeto.

Colaborar de longe pode causar confusão, pois os indivíduos não estão fisicamente lá para perceber detalhes menores. Sim, você pode enviar slides do PowerPoint e conversar pelo Skype, mas nada como a conversa pessoal em muitos casos.

Estar próximo permite uma maior complexidade dos projetos sem comprometer o tempo de desenvolvimento.

Diferentes fusos horários

Esperar 24 horas para alguém do outro lado do mundo responder ao seu e-mail é um incômodo e arrasta o projeto. Os serviços nearshore aceleram o tempo de entrada no mercado, o que é particularmente importante no mundo acelerado de hoje.

Esses quatro pontos também atuam como barreiras para o desenvolvimento de relacionamentos próximos e duradouros com os clientes.

Entrar em contato com um provedor de tecnologia com o qual você trabalhou anteriormente é mais atraente quando tem a mesma opinião, tem contexto apropriado, está próximo e está no mesmo fuso horário.

Offshore, nearshore e onshore compõem sua plataforma de entrega global integrada.

Todos os três podem ser usados em combinações diferentes para serem executados na estratégia da empresa ou nas necessidades de serviço específicas do cliente.

Este artigo pode se aplicar mais se a sua empresa for uma empresa de serviços de TI, mas pense na importância de uma equipe distribuída para o seu departamento de marketing e colha os benefícios muito além de um centro cativo.