Nasceram no mundo digital: 5 empresas que vendem com sucesso apenas pela Internet

 

Vivemos há alguns anos a grande revolução na forma de fazer negócios com as redes sociais, as estratégias e recursos do Marketing Digital – aproximando empresas e clientes por canais de comunicação mais ágeis e eficientes – e cada dia milhares de empresas agregam à sua estrutura física de atendimento todas as possibilidades que o mundo digital proporciona.

É um caminho irreversível, de possibilidades cada vez maiores. Até poucos anos atrás, os negócios digitais estavam concentrados nas maiores empresas, que podiam investir em tecnologia e nos recursos.

Mas este novo mundo é democrático por natureza, e muitas empresas de tecnologia apostaram no crescimento das pequenas e médias com estas estratégias.

O resultado: hoje em dia é difícil imaginar e encontrar uma empresa, por mais simples que seja, que não aposte pelo menos em um Facebook com postagens e otimizações para achar clientes. Os custos tornaram-se muito acessíveis.

Agora vivemos a era das empresas que nasceram no mundo digital, com modelos de negócios totalmente apoiados nele, criativas e oferecendo produtos e serviços inovadores, que na grande maioria nós não imaginaríamos no mundo físico, dada a complexidade, a agilidade e o alcance que eles exigem.

Vamos mostrar alguns belos exemplos de negócios que hoje são rotina nas nossas vidas e que nasceram no mundo digital: 5 empresas que vendem com sucesso apenas pela Internet.

Podemos ver nestes exemplos o alto grau de criatividade e visão de negócio e oportunidade que elas perseguiram – e conquistaram!

TruckPad: a ousadia tecnológica nas estradas

Imagine unir o avanço tecnológico com um mundo de profissionais que tradicionalmente vivem longe dela – ou viviam: a ousada iniciativa de um aplicativo para caminhoneiros.

Esta startup ousada foi criada pensando no potencial de mercado de 2,7 milhões de motoristas de transporte de cargas autônomos existentes no país – sem vínculo com empresas. Ele une motoristas cadastrados com ofertas de transporte. Podemos chamar de Uber de Caminhões.

O aplicativo faz sucesso e atualmente está com 700 mil cadastros, o que demonstra o quanto de potencial ela ainda tem para alcançar. Ele é pago por empresas (clientes) que pagam assinaturas ou pagam um percentual por cada frete contratado.

Zero Paper: controle financeiro abrangente no smartphone

Este é um aplicativo já bastante conhecido no mercado e que propõe um controle financeiro empresarial e uma assessoria em diversos aspectos no dia a dia da gestão. Tem uma interface leve e muito intuitiva e tem versões web e mobile.

Sem dúvida é uma das melhores ferramentas do mercado quando falamos em gestão financeira de empresas individuais, pequenas e médias.  A facilidade de uso permite até mesmo controlar as finanças pessoais em famílias com muitas despesas.

Tem versões gratuita e paga, e a segunda é recomendada não só pelo valor baixo para uma ferramenta tão abrangente, permitir a interação com extratos de contas dos principais bancos e também ter mais de um conta cadastrada para a empresa.

Resultados Digitais: completa gestão de Marketing Digital

Criada em 2011, a RD é um negócio que nasceu da necessidade crescente das empresas de se estabelecerem no mundo digital, porém sem ter o conhecimento e o tempo para se aprofundar num ambiente tão específico. Hoje ela é uma das referências no mercado de gestão e consultoria de Marketing Digital no Brasil, atuando com empresas de todos os portes e segmentos.

A base deste trabalho é um poderoso software de gestão de todas as atividades de Marketing Digital das empresas: gestão de leads, gestão de redes sociais, e-mail marketing, SEO, automação de marketing, entre outras.

Simplic: a solução financeira a um clique

A Simplic é uma Plataforma Online de Empréstimos criada em 2014 com a proposta de aproximar do crédito pessoas e empresas que não teriam esta possibilidade no sistema financeiro tradicional – pelo perfil ou porque estão negativados.

A proposta dela é ser totalmente digitada no processo, o candidato ao empréstimo solicita, envia documentos (poucos) e recebe a resposta do seu processo pelo site, e com evitando idas a bancos e financeiras.

Com esta estrutura mais leve, totalmente apoiada na maior automatização possível dos processos, ela consegue refletir seu custo operacional muito menor nas taxas que oferece aos clientes.

Um outro fator determinante desta vantagem competitiva da Simplic é ter seu estoque financeiro suportado por investidores que veem nela uma lucratividade maior do que manter seus recursos nos investimentos financeiros – e portanto ainda estão longe das taxas de retorno dos bancos e financeiras tradicionais com suas pesadas estruturas.

Além disto, estes investidores tem justamente a filosofia de viabilizar projetos de novos empreendedores do mundo físico ou digital e também as startups.

Com isso, ela consegue ser mais rápida no atendimento aos clientes e praticar taxas de juros melhores, o que incentiva muitas pessoas a buscar esta alternativa de empréstimo até mesmo para investir em negócios – algo impensável no mercado bancário tradicional.

Buscapé: sucesso na união de consumidores e empresas

A Buscapé já pode ser considerada uma veterana no negócio 100% digital. Com quase 20 anos de existência, ela tornou-se referência no segmento de Comparador de Preços e o maior da América Latina.

Porém, por um bom tempo ela sofreu resistência de muitas empresas que não queriam compartilhar seus preços publicamente – a essência do negócio.

Com o crescimento de uso da Internet como meio de compras por parte dos consumidores, e do nível de exigência deles por informações das empresas, estas perceberam que perderiam espaço e potencial de vendas se continuassem escondidas nos próprios sites, enquanto mais empresas aparecessem em uma única plataforma, trabalhando todas as suas informações que possam ser vantagens competitivas, para além do preço.