4 dicas para usar seu ar condicionado com qualidade!

Os aparelhos de ar condicionado, ao longo dos anos, deixaram de ser um item de luxo para frequentarem a casa da maioria dos brasileiros.

As novas tecnologias, dos aparelhos portáteis e split, e as melhorias na fabricação dos aparelhos convencionais, melhoraram bastante os preços de mercado.

As condições climáticas do Brasil, com verões cada vez mais rigorosos, também provocaram o aumento no consumo destes aparelhos, que precisam de uma manutenção e de cuidados diários muito específicos e regulares para o melhor funcionamento possível.

Vamos falar de 4 dicas para usar seu ar condicionado com qualidade.

1 – Cuidados periódicos com os filtros do seu ar condicionado

Os filtros são uma parte de suma importância no funcionamento e na qualidade do ar gerado pelo seu ar condicionado.

O acúmulo de poeira pode obstruir os canais de circulação do ar, fazendo com que eles percam a capacidade de resfriar. O ideal é fazer a limpeza dos filtros a cada 15 dias (ou um pouco mais caso o aparelho não seja usado diariamente) e ela é extremamente simples. Você pode fazer, bastando seguir as orientações do manual do usuário.

Outro aspecto importante neste cuidado com os filtros é a qualidade do ar, evitando a proliferação de fungos, bactérias e vírus.

2 – Atenção com as instalações elétricas do seu ar condicionado

Ver o aparelho de ar condicionado funcionando não mostra na verdade uma série de problemas que podem estar escondidos e que esperam um momento para surgirem – e consumirem seu orçamento, além de riscos sérios.

O primeiro passo é contratar um profissional especializado em instalações de ar condicionado. E podemos dizer que instaladores de outros aparelhos não são recomendados.

Um técnico especializado conhece todas as particularidades que envolvem a instalação elétrica do imóvel, do cômodo onde ele vai funcionar e as características técnicas que o aparelho deverá ter. Com este passo, é certa a chance de a instalação ser correta e não apresentar falhas no futuro.

Caso a instalação não tenha sido feita por um técnico especializado, é altamente recomendado providenciar uma checagem com um. Erros na instalação elétrica podem trazer grandes prejuízos para o aparelho e até incidentes graves no imóvel.

3 – Usar o ambiente do ar condicionado com eficiência

Parece básico, mas muitas pessoas – ou uma casa com muitas pessoas – não cuidam do fechamento do ambiente onde o ar estará funcionando – portas e janelas.

E isto tem um motivo mais sério do que atender a sua expectativa de temperatura, que ficará comprometida: o aparelho de ar condicionado define a sua performance pela área fechada que foi definida para ele, regulando o funcionamento quando atinge todo o espaço. Se este ficar aberto, ele continuará funcionando, mas com uma sobrecarga que fará o aparelho perder qualidade com o passar do tempo.

Isto nos remete ao momento da compra: confie a análise do espaço e da potência do aparelho e um técnico especializado, para que ele faça a avaliação correta e não subestime ou superestime o ar condicionado a ser usado.

4 – Programe uma limpeza geral do seu ar condicionado

Mesmo com a limpeza dos filtros em dia, o aparelho acumula sujeiras em outros componentes.

Além disto, é sempre recomendável que um técnico especializado abra o aparelho e faça uma série de checagens para determinar se o aparelho está nas condições de funcionamento que você espera dele, e também poderá fazer reparos preventivos, se forem necessários.

Assim se evita que o problema se agrave, prejudique o funcionamento e exija um custo maior para reparar.

Um cuidado que você pode ter periodicamente, além dos filtros, é a limpeza do gabinete, com um pano macio e detergente neutro. Também pode usar um aspirador de pó caso haja muita poeira, com o cuidado para não arranhar ou quebrar o gabinete.

Uma dica: instale o seu ar condicionado em uma área de fácil acesso para evitar transtornos nas limpezas.

 

Em situações onde não conseguir identificar algum dano ou irregularidade, é sempre bom contar com assistência especializada para diagnosticar seu ar condicionado Brasília.