5 dicas de comportamento no ambiente de trabalho

Vivemos a maior parte dos nossos dias no ambiente de trabalho, e nele costumamos fazer a grande maioria dos bons relacionamentos e até algumas amizades de uma vida.

Ter um ambiente que proporciona bem estar e a possibilidade de um bom convívio é ótimo, mas ele depende muito das atitudes de cada um dos colaboradores. Afinal, não podemos esperar por um bom lugar de trabalhar se não ajudamos a construí-lo.

E tudo isso passa por diversas atitudes que devemos ter para manter a qualidade dos relacionamentos e o respeito mútuo com os colegas, chefe e superiores.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de comportamento no ambiente de trabalho.

01 – Seja proativo

Proatividade é o que conhecemos no dia a dia como a capacidade de tomar iniciativa ao invés de apenas reagir às situações.

Ajudar um colega em uma situação difícil, mesmo que (e principalmente) tenha de dedicar horas depois do expediente, apresentar ideias novas e estimular colegas a apresentar também, são estas e outras atitudes positivas que podem fazer você se destacar como uma liderança.

Mas independente de resultados práticos para você, ser proativo mantém a motivação por estarmos fazendo a coisa certa.

02 – Cuidado com as pequenas atitudes negativas

Devemos evitar atitudes que possam prejudicar a imagem de profissionalismo que cuidamos em passar para a equipe e os gestores.

Usar o tempo de expediente para acessar redes sociais e sites pessoas em excesso, usar os telefones da empresa para ligações pessoas tarifadas, ter um ambiente desorganizado e/ou sem higiene, não ser pontual são algumas delas, e certamente outras surgirão ao notarmos o comportamento de alguns colegas.

Elas podem prejudicar a sua imagem de comprometimento.

03 – Cuidados nas festas da empresa

Este é um momento muito esperado de confraternizar, relaxar e contar ótimas histórias. Mas ali no calor da animação, devemos ter cuidado com alguns excessos.

O principal, sem dúvida, é com a bebida alcoólica. Muitas pessoas não têm o hábito de beber (ou muito) e podem ter atitudes inadequadas. O clima de festa permite mais liberdade com roupas, principalmente fora da empresa, então evite comentários que possam ser mal interpretados.

E aquela velha máxima: se a festa é exclusiva para funcionários, não convém aparecer com companhia. E curta os ótimos momentos com seus colegas!

04 – Atenção com os erros de português escritos e falados

Este é um descuido que costuma arranhar bastante a imagem (e a carreira) de muitas pessoas.

Mesmo em ambientes muito informais, devemos manter a qualidade ao falar para mostrar que temos cuidado com a forma correta de comunicação – sem, claro, usar isto como uma ostentação.

E para o português escrito, a qualidade é ainda mais importante, pois os erros poderão ser percebidos por clientes e outras empresas.

05 – Esteja adaptado ao Dress Code da empresa

Esta é, sem dúvida, é uma das preocupações de muitos gestores para trabalhar a imagem da empresa de uma forma positiva perante os clientes e parceiros comerciais.

O dress code nasceu da necessidade de padronizar a vestimenta dos colaboradores com a imagem do negócio e evitar excessos como camisetas ou tênis em ambientes formais, decotes e roupas muito curtas ou com aparência de desleixadas.

Observar o dress code ajuda na sua imagem como comprometido com a empresa e como colaborador preocupado com a carreira.

No caso de uniformes, mantenha sempre alinhado e bem conservado, pois ele é o cartão de visitas da empresa perante os visitantes. Se precisar renovar o uniforme, eu indico a outlet Carlos Brusman.