5 maneiras de incentivar seus filhos a leitura

Todo mundo sabe que a leitura é um hábito fundamental na vida de qualquer pessoa, principalmente na vida das crianças e dos adolescentes. A leitura vai auxiliá-los a entender melhor a língua do país em que vivem, a interpretar de forma corretas as informações que recebem e a se comunicarem com mais facilidade.

Quando se trata dos filhos, os pais sempre querem o melhor e por isso investem em diversos meios para que os filhos passem a gostar dessa prática.

No entanto, incorporar isso na vida dos filhos é muito difícil na era dos jogos eletrônicos. Mas os pais podem usar a tecnologia para incentivarem os seus filhos à leitura. Veja algumas dicas importantes, que ajudarão vocês pais, nessa luta diária!

Selecione livros interessantes

Essa primeira dica é muito importante. Você conhece seu filho melhor que ninguém e por isso sabe que tipo de livro pode aguçar o desejo dele para ler as histórias. Então, procure escolher livros que sejam interessantes, que chamem a atenção.

Escolha livros com assuntos que ele mostra interesse, de repente, sobre super heróis, um time de futebol ou um lugar preferido.

Leia junto com ele

Você já deve ter escutado que os pais são espelhos para os filhos, ou seja, precisam dar exemplo. Assim, procure ler junto com seu filho, quem sabe fazendo disso uma rotina diária.

Além de incentivar a leitura, você pode criar um momento só de vocês e isso vai influenciar positivamente na vida da criança.

Mas não adianta apenas ler, é preciso mostrar interesse pela história que estar sendo lida. Além disso, peça ao seu filho para que ele lhe diga o que ocorre em determinada imagem e crie uma cena dramatizada para deixar a leitura mais divertida.    

Matricule em curso

Para incentivar a leitura dos seus filhos você pode matriculá-los em algum curso que seja do agrado deles. A maioria das crianças e adolescentes se interessa muito pela língua inglesa. Assim, colocá-los em um curso de inglês é uma ótima opção.

Alguns programas de ensino oferecem cursos de inglês de qualidade, como é o caso do educa mais Brasil. Além da qualidade no ensino, com o projeto do educa mais você pode pagar a mensalidade com até 70% de desconto, dependendo da instituição de ensino escolhida.  

Visite com seu filho uma biblioteca ou livraria

Você talvez pense que esse passeio não daria certo com seu filho, mas pode se surpreender! Como se trata de um lugar que tem muitos livros, isso pode aguçar a vontade de seu filho pra dar uma olhadinha e quando você menos esperar, ele estará lendo.

Além disso, esses ambientes contêm diversos livros, inclusive aqueles que são mais engraçados. Deixe-o circular pelo ambiente e ver o que mais lhe chama atenção. Você também pode se cadastrar para poder frequentar sempre esse local com seu filho, de repente se programando algumas vezes ao mês.  

Elabore uma área de leitura em casa

Essa dica é muito importante. Para quem deseja ver o filho mais próximo da leitura, pode pegar um local da casa e transformá-lo em uma mini biblioteca, um local apto para leitura. Esse local deve ser aconchegante e convidativo para a leitura.

Você também pode se programar junto com a família, para que todos possam freqüentar essa parte da casa, estimulando seu filho a leitura.