6 curiosidades sobre estrias que você não sabia!

As famosas linhas brancas, roxas e vermelhas que, apesar de serem muito comuns nas pessoas, tiram o sono principalmente das mulheres: as estrias.

Juntamente com a celulite, são as doenças dermatológicas mais odiadas, e podem surgir na adolescência – quando podem provocar os efeitos sociais mais negativos – e em algumas situações:

  • Gravidez
  • Efeito sanfona – ganhar e perder peso constantemente.
  • Fatores genéticos.
  • Uso de anabolizantes.
  • Uso de corticoides.

As estrias são provocadas pelo estiramento brusco da pele em situações com as acima e os riscos são causados pelo rompimento do colágeno.

Muito se conhece a respeito das estrias, mas existem informações que pouca gente sabe e isso acaba adiando ou prejudicando o tratamento. Vamos falar de 6 curiosidades sobre estrias que você não sabia!

Curiosidade 1: homens também podem ter estrias!

Apesar de ser predominante nas mulheres, as estrias são até normais entre os homens, principalmente entre os adolescentes – é a fase da vida ocorre o crescimento corporal e em ritmo acelerado e, combinado com a prática de alguns esportes, pode favorecer o surgimento das estrias.

Também surgem entre homens adultos que praticam natação e fisiculturismo. O que faz a ocorrência entre homens parecer menor que a realidade é a própria relação deles com o problema: pouca importância estética ou esconder por medo de problemas com o meio social.

Um fator positivo que tem ocorrido nas últimas décadas é que mais homens assumem o problema e procuram formas de tratar ou aliviar os efeitos.

Curiosidade 2: alguns tipos de estrias desaparecem!

Sim. Esta é uma curiosidade boa!

As estrias tendem a suavizar e até mesmo desaparecer depois de um certo tempo, normalmente de um ano.

Existem diversos tratamentos, porém infelizmente eles não são cobertos pelo serviço de saúde pública ou planos de saúde, por serem considerados estéticos e não corretivos.

Também existem a cirurgia plástica e o tratamento a laser, que não eliminam completamente mas podem reduzir bastante os efeitos visuais.

Curiosidade 3: talvez você não possa evitar as estrias!

Esta sem dúvida é a pior notícia que podemos ter sobre as estrias: talvez não seja possível evita-las, na maioria dos casos.

Muito se fala sobre produtos hidratantes que teriam condições de prevenir, porém não existem evidências científicas a respeito. O mais importante é entender as diversas situações que podem causar as estrias e descobrir com um médico se algo pode ser feito, no caso especifico. Por exemplo, na gravidez.

Um fator importante para o surgimento das estrias são os ganhos e perdas de peso constantes – o famoso efeito sanfona – e neste caso o cuidado é muito maior com o peso e com a qualidade de alimentação e exercícios físicos do que propriamente com as estrias.

Curiosidade 4: nem todas as grávidas têm!

Muitas pessoas associam as estrias com a gravidez, como se fosse quase uma consequência natural, o que não é uma verdade.

É fato que elas podem surgir nas grávidas porque estariam associadas ao fator determinante: o estiramento da pele em um curto espaço de tempo. Porém dois fatores podem proteger algumas mulheres.

  • Genética.
  • Volume e velocidade de aumento da barriga.

Apesar de algumas exceções, as estrias aparecem em cerca de 90% do universo de grávidas.

Curiosidade 5: as estrias podem impactar o emocional!

Assim como outras condições dermatológicas, até mais extensas e graves, como a celulite, as estrias também têm um forte impacto no aspecto psicológico das pessoas, em especial as mulheres.

Normalmente este impacto é subestimado no caso das estrias, mas pelas inúmeras possibilidades de ocorrerem, elas podem criar baixa autoestima e isolamento social grande nas pessoas.

Elas evitam situações onde as estrias podem ficar visíveis, como as idas à praia ou piscina, usar roupas mais curtas ou decotadas – no caso das mulheres – e até mesmo nos relacionamentos íntimos.

É importante que as pessoas próximas – parceiros, familiares e amigos – percebam sinais de retraimento por causa disso e trabalhar com elas a autoestima, envolvendo especialistas médicos se for necessário.

Curiosidade 6: as estrias podem surgir em todas as partes do corpo!

É comum as pessoas associarem as estrias a lugares com concentração de gordura no corpo ou que sofrem um estiramento forte – o caso da gravidez.

Realmente elas incidem mais na barriga, coxas, nádegas e cintura, mas podemos encontrar em outros locais, até mesmo no rosto!

Neste caso é uma característica de uma doença chamada Síndrome de Cushing, que provoca estrias muito grandes no rosto. Ao menor sinal de algo parecido, recomenda-se ir imediatamente a um médico.

E é possível retirar as estrias?

Com certeza, sim!

Existem alguns métodos, com níveis diferentes de eficácia, que podem ajudar a retirar as estrias. O importante é buscar informação de qualidade para ter resultados seguros e duradouros. Aprenda aqui como tirar estrias.