Como deixar sua empresa mais jovem e descontraída?

Nós passamos a maior parte dos nossos dias no ambiente de trabalho, convivendo com pessoas que vemos com frequência ou eventualmente e o tempo sob pressão de trabalhos, metas e resultados.

É um local que tende a ser bastante formal por causa de todos esses interesses e com pouco espaço para momentos de descontração. Mas será que precisa ser assim o tempo todo? Certamente que não.

Diversos estudos já demonstraram que ambientes de trabalho mais leves motivam mais os funcionários e aumenta a produtividade. Todos nós sabemos o quanto um local menos rígido com normas e comportamentos pode ser mais prazeroso para encarar horas de locomoção e todos os problemas que o expediente tem.

Mas como deixar sua empresa mais jovem e descontraída e manter e até ganhar produtividade? Vamos falar sobre algumas medidas simples que podem ajudar.

Todas as empresas podem ter um ambiente mais descontraído?

Com certeza sim. E você já pensou no escritório tradicional de advocacia onde trabalha. Mas a descontração não está apenas em mudar a atitude – e num escritório como o seu isso pode ser complicado com a imagem da empresa.

Mas algumas coisas podem ser feitas sem criar conflito com a marca. É o que poderemos ver a seguir.

01 – Repaginar a sua empresa

Sim, mudar o visual pode tornar a empresa mais descontraída.

E isso pode ser aplicado a todas. Se você tem uma empresa de marketing, modernizar o mobiliário já cria um efeito interessante. Se a empresa é conservadora, que tal trocar os móveis por algo em tom mais claro? Cria um ar mais jovem para a empresa e moderniza ela para o mercado sem conflitos.

E vai criar entusiasmo nos funcionários.

02 – Cria uma agenda de temas atuais

Nada pode deixar uma empresa mais jovem do que ser jovem na atitude. E muitos temas são atualmente muito caros à vida em sociedade e no planeta.

Você pode promover mensalmente palestras com temas atuais que estão em evidência – consciência ambiental, importância do consumo de água, prevenção de doenças, alimentação saudável.

Enfim, inúmeros assuntos que podem movimentar as pessoas a opinar e se relacionar mais além dos assuntos de trabalho. Só tenha restrição com assuntos que envolvam crenças religiosas e política – que tendem a tornar o cliente mais pesado.

03 – Promover algumas festividades

Aqui as opções vão desde as festinhas mensais de aniversariantes até eventos para comemorar resultados expressivos – a criatividade pode falar mais alto para tornar o ambiente mais descontraído ao levar as pessoas a se confraternizarem.

E normalmente boas ideias acabam saindo destes encontros.

04 – Investir na flexibilidade de horários e de ambiente

No dia a dia das grandes e médias cidades, a locomoção e a segurança se tornaram itens críticos para milhões de trabalhadores.

E costumam consumir muito da motivação, principalmente quando a empresa não é flexível com atrasos e ausências. Por que não investir na flexibilização de horários?

Muitas pessoas precisam apenas de um horário melhor para chegar e sair do trabalho e em funções onde a rigidez do horário único não é necessária. Desta forma, o ambiente fica mais leve com funcionários mais descansados e motivados.

Outro item altamente motivador é o home office. Você pode dar 1 ou 2 dias de home office para cada funcionário e assim ele terá mais qualidade de vida. E até mesmo o home office permanente para quem pode trabalhar remotamente.

05 – Colocar jogos e passatempos

Esta é uma forma muito eficiente de dar leveza ao ambiente de trabalho sem comprometer o rendimento.

Você pode criar um local de entretenimento, tanto para jogos online quanto jogos de tabuleiro e instituir um tempo extra na hora do almoço para que as pessoas possam aproveitar.

Os jogos são excelentes formas de exercitar o raciocínio, a tomada de decisão, além de serem formas de distrair e descontrair o ambiente de trabalho.