Como encontrar o veterinário certo para o seu cão

Escolher o veterinário certo para seu cão é uma decisão séria. Você deve considerar fatores como a idade do seu companheiro canino, condições médicas subjacentes ou lesões e cirurgias anteriores. 

Seu cão pode precisar de um veterinário com treinamento especializado, com equipamentos de última geração, ou que ofereça serviços especiais.

Pontos chave

  • Faça uma visita pessoal ao consultório veterinário para verificar a localização, limpeza e organização.
  • Encontre um veterinário que compartilhe suas filosofias sobre cuidados com animais de estimação.
  • Observe como o veterinário e os membros da equipe se conectam com seu cão para reduzir o estresse.

Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer ao selecionar uma clínica veterinária:

Obtenha recomendações

Converse com vizinhos, amigos e familiares. Descubra quem eles usam e estão dispostos a recomendar. 

Converse com criadores ou membros do clube da raça que provavelmente conheçam veterinários que conheçam sua raça e os tipos de problemas que eles enfrentam. 

Cuidadores, gerentes de abrigos locais e treinadores de cães locais podem ser úteis, e as sociedades veterinárias estaduais e locais também podem ajudá-lo a localizar um veterinário confiável e conveniente.

Visite hospitais veterinários locais sem seu cachorro

Faça um tour e observe se o escritório está limpo e bem organizado. Pergunte sobre os serviços que eles oferecem, descubra os horários em que estão abertos e pergunte quais são as disposições para cobertura de emergência (após o expediente e nos fins de semana). 

Muitos consultórios veterinários fornecem internamente radiografias digitais, radiografias dentárias, atendimento odontológico para animais de estimação, ultrassom e radiologia.

Assim como, serviços de cirurgia veterinária, como cirurgia geral e castração, procedimentos ortopédicos e assistência com quimioterapia. 

Descubra quais acordos estão disponíveis para referências de especialidades. Qual é o tempo médio de espera para marcar uma consulta não emergencial? Você pode solicitar uma consulta com um veterinário específico?

Descubra se as filosofias de tratamento da prática correspondem às suas

Pergunte aos veterinários suas crenças sobre o tratamento do câncer, esterilização e castração, apoio a cães idosos e eutanásia. Eles acreditam na prescrição de tratamentos holísticos ou alternativos quando apropriado? 

Eles enfatizam os cuidados preventivos? Se você tem filhos, eles seriam bem-vindos para acompanhá-lo em uma visita de rotina ao consultório? 

É ótimo ser capaz de ensinar a seus filhos o que está envolvido no cuidado responsável de animais de estimação. O veterinário é paciente ao responder suas perguntas?

Considere a localização

Uma localização próxima e conveniente é benéfica quando você está levando seu cão ao veterinário. 

E se seu cão precisar de cuidados de emergência, você vai querer saber exatamente para onde ir. Se o seu novo veterinário não fornecer atendimento 24 horas, ele deve fornecer instruções precisas para a unidade de emergência 24 horas mais próxima.

Pergunte sobre taxas

Compare as cobranças e evite negócios que pareçam bons demais para ser verdade. Tal como acontece com a maioria dos produtos ou serviços, você obtém o que pagou. 

Seu melhor curso de ação é perguntar com antecedência sobre taxas, custos de procedimentos e quais métodos de pagamento estão disponíveis e são esperados. Descubra se o veterinário fornece estimativas por escrito para os serviços. 

Existem planos de pagamento ou opções de assistência financeira disponíveis se você precisar deles? Se o seu animal de estimação estiver segurado, a clínica aceita o seu plano de seguro? Você recebe uma explicação detalhada dos serviços para cada visita?