Como escolher o melhor tipo de investimento para você?

O mundo de fundos de investimento é algo muito grande, chegando a diversas ações que ficam à disposição ode quem quer começar a entrar nessa jogada. Com esse tipo de escolha, pode parecer muito complicado escolher um fundo de investimento. 

Com uma cartilha bem completa, essas nossas dicas podem ajudar a escolher o que vai combinar melhor com o seu perfil. Dependendo das suas metas e medo de arriscar, fica mais simples escolher que tipo de investimento será o melhor para você. 

Por isso, se está procurando entender o melhor investimento em fundos de ações, veja como escolher o melhor tipo de investimento para você:

1 – Horizonte de investimento:

O horizonte de investimento vai determinar que tipos de opção você tem para um fundo de ações ou ainda para alguma dívida. Pensando em metas de longo prazo, aquelas que estão a mais de cinco anos de distância, como melhor casse de ativos ou patrimônios. 

Por mais que os patrimônios sejam mais complicados em relação ao curto prazo, no longo prazo, é uma volatilidade que nem existe. Para as metas de curto prazo, a melhor são os fundos de dívidas. 

2 – Vontade de arriscar

Por mais que os fundos de dívidas costumem ser mais seguros, há também um risco dos fundos de ações que acaba sendo variado. Dentro dos fundos de ações, os fundos agressivos são os menores arriscados, com médio e pequeno porte sendo aqueles mais complicados.

Os que são agressivos conseguem combinar patrimônio e dívidas e por isso, são menos voláteis. Os fundos que tenha uma maior capitalização podem ser investidos nas grandes empresas, o que vai gerar um retorno moderado ou com baixo risco.

Os fundos de muitas capitalizações vão investir em empresas que tenham tamanhos variados, por siso, são bons fundos de ações por ter uma exposição a todos os tamanhos. Para aqueles investidores que gostam de correr riscos mais altos, os médios e pequeno são a melhor escolha.

Por fim, os fundos que vão investir em apenas um setor ou um tema devem ser evitados, pois também podem mostrar uma oscilação maior e que não vai conseguir proporcionar uma maior diversificação. 

3 – Desempenho do fundo:

Investir para conseguir realizar algum fundo é muito importante para conseguir conquistar os seus objetivos. É possível começar vendo como estão as classificações de cada fundo, pesquisando mais informações. É necessário dar uma olhada no histórico do gestor do fundo, assim como a consistência do desempenho. 

4 – Idade

Caso tenha o objetivo para um longo prazo, a melhor ideia é investir nos fundos de ações. Mesmo que você já seja um investidor aposentado, é possível pegar um nível mais agressivos caso precise de mais dinheiro, para depois de 10 anos.

Mesmo assim, já estará começando com vantagens.  Investir quando se é jovem vai permitir que se tenha as melhores vantagens de poder ter uma composição para o seu patrimônio, gerando aquilo que todo mundo quer quando começar a investir: resultados.