Como escolher um CDB?

O CDB é o Certificado de Depósito Bancário, que faz com que muitas pessoas se interessem por investimento CDB. Muitos investidores já têm encontrado resultados acima da média há bastante tempo, ocupando uma posição de destaque em relação aos melhores investimentos que podem ser feitos.

Este certificado é um título privado que vai gerar uma renda fixada, a partir da negociação entre os bancos e pessoas físicas e jurídicas. Com tipos diferenciados de investimentos, há pessoas que são mais conservadoras e pessoas com um perfil de investimento mais arriscado. Por isso, saiba como escolher um CDB:

Como escolher um CDB? (foto: internet)
Como escolher um CDB? (foto: internet)

Investimento CDB

A pessoa que vai buscar saber qual o melhor investimento CDB para fazer vai querer encontrar um que vá ter bons rendimentos, de maneira mais segura, além de prazos diferenciados e que sejam fáceis de entender. Para começar a escolher, é fundamental entender o seu jeito de funcionar como investimento.

O CDB funciona entre os investidores e os bancos. Assim, o banco vai pegar recursos emprestados com pessoas jurídicas e físicas, usando esse dinheiro para financiar as suas atividades, pagando com uma valorização depois de um período que costuma ser bem positivas.

Assim, vão ser emitidos os títulos com vencimentos diferenciados, onde há alguns que conseguem ter a venda em qualquer data, ou aqueles que podem ficar anos no banco. Com aportes também diferenciados, há aqueles com investimento CDB mínimo de R$ 1 mil, mas com até R$ 50 mil.

Os juros que o banco vai pagar para o investidor também pode ser diferente, obedecendo os títulos prefixados, ou seja, com um valor que é certo desde a compra, mas também os títulos pós-fixados, onde seguem o indicado econômico do momento, mas também a opção dos híbridos.

Como escolher o melhor?

O melhor investimento CDB é oferecido por muitos bancos, não somente os mais conhecidos. Os principais bancos costumam oferecer os seus próprios produtos financeiros, podendo ser uma opção melhor investir em corretoras. Na corretora de valor, é possível ter acesso a esses mesmos produtos, mas com os de outros bancos também.

Com uma oferta de título que vai depender da instituição financeira escolhida, o melhor CBD pode ser emitido por um banco pequeno, que vai oferecer taxas menores também. Por isso, é importante fazer uma pesquisa e começara a comparar, a liquidez, o vencimento, o rendimento, o rating, a agência de rating e a aplicação mínima.

Existem diversas opções de investimentos no mercado, com o CDB sendo apenas uma delas. Há diferentes opções para todos os gostos, com parcelas diferentes, com títulos diferenciados e que podem ser ideais para cada tipo de investimento. Assim, é interessante comparar os outros diferentes tipos de investimentos que o mercado também pode oferecer.

Assim, há diferentes CDBs que vão se adequar aos diferentes perfis, podendo combinar com as suas condições financeiras, mas também com os seus objetivos. Analisar e identificar o melhor disponível no mercado sendo aquele que mais combinar em diferentes aspectos para o seu tipo de perfil de investidor.