Como escolher um profissional para avaliar o seu negócio?

As empresas de capital aberto têm muitas opções para escolher ao selecionar um profissional para auxiliar na mensuração do valor justo. 

No entanto, como eles podem não lidar com esses problemas todos os dias, quem não trabalha com valuation consultoria não sabem o que devem esperar dos profissionais envolvidos e, como resultado, muitas vezes não avaliam o nível de serviço que estão recebendo. 

Isso resulta em acordos de trabalho com profissionais que não possuem experiência adequada em valor justo.

Embora não exista resposta certa ou errada quando se trata de selecionar um profissional de avaliação para auxiliar na estimativa do valor justo, há coisas a serem procuradas que podem melhorar as chances de uma empresa desenvolver e relatar resultados razoáveis, consistentes e confiáveis.

Participação ativa em organizações que definem padrões

As empresas se beneficiam do trabalho com profissionais que são líderes e participantes de organizações que estabelecem padrões,  que define padrões éticos e de auditoria para a profissão contábil e desenvolve o exame que fornece experiência para os reguladores usarem no desenvolvimento de novos padrões.

As mais recentes diretrizes definidas pelos reguladores exigem inevitavelmente a interpretação. 

Dessa forma, trabalhar com um profissional de avaliação envolvido com essas organizações profissionais torna mais provável que uma empresa receba uma estimativa do valor justo que esteja em conformidade com os padrões atuais – tornando-a revisável por uma empresa de auditoria e repetível.

Fonte de referência forte

Os consultores geralmente selecionam sua melhor opção em empresas de contabilidade para prestar serviços de auditoria, mas os requisitos de independência proíbem o auditor de realizar os seguintes serviços:

  • Atuarial
  • Seleção do sistema de planejamento de recursos empresariais
  • Auditoria interna

Avaliações

Embora as preocupações com a independência impeçam o auditor de realizar medições do valor justo para seus clientes, muitas vezes ele pode indicar um profissional de avaliação cujo trabalho foi revisado com sucesso – e que pode vir de uma empresa concorrente – sabendo que ele fornecerá um alto nível de serviço e conhecimento. 

Como uma indicação de um auditor coloca em jogo a reputação de sua empresa, uma empresa geralmente pode esperar um bom trabalho de uma fonte referida.

Profissionais independentes de avaliação podem achar desafiador permanecer atualizado com os padrões em evolução, no que se refere ao valor justo. 

Como tal, os consultores devem se beneficiar da obtenção de feedback de seu auditor sobre as experiências passadas do auditor com empresas que fornecem um trabalho de valor justo.

Mais atenção do parceiro

As empresas devem esperar que um parceiro invista em seu relacionamento e não repasse imediatamente uma atribuição de valor justo a um analista júnior. 

Infelizmente, depois de se comprometer com esse tipo de trabalho, algumas vezes o parceiro, diretor ou gerente sênior que iniciou o relacionamento pode desaparecer e atribuí-lo a alguém mais jovem, alguém cujo tempo não é considerado tão valioso ou alguém simplesmente menos ocupado.

Um projeto de estimativa do valor justo pode exigir assistência da equipe, dependendo do tamanho e da estrutura de uma empresa, mas também é razoável esperar uma quantidade adequada de envolvimento do parceiro. 

Uma alta proporção de funcionários / parceiros pode ser uma indicação de que um parceiro, necessariamente, passará a maior parte do tempo revisando o trabalho de outras pessoas, em vez de impactar e influenciar pessoalmente as conclusões do relatório.