Confira dicas de como organizar sua empresa

Empreender, ser dono dos bônus e ônus de um negócio, é um desafio altamente estimulante. Mas também exige atenção com a organização de todas as áreas, processos e metas.

Qualquer descuido pode provocar um desequilíbrio que pode custar dinheiro e o seu esforço que poderia estar no crescimento das vendas e dos lucros. Por isso, separei algumas dicas de como organizar sua empresa e aumentar muito as chances de sucesso.

01 – Invista em um sistema integrado

O nome sistema integrado te assusta? Pensa logo em IBM, Oracle, SAP?

Pois a notícia é boa: existem muitos sistemas projetados para controlar os negócios de micro, pequenas e médias empresas. Alguns personalizam as necessidades – não ter controle de estoque em uma empresa de serviços – o que pode reduzir o custo final.

Por falar em custo, eles são ótimos, vale a pena conhecer as opções e investir.

02 – Controle de perto os seus estoques

A gestão de estoque é a mais importante em empresas de produtos, principalmente aqueles que fabricam.

Caso sua empresa não possa usar um sistema integrado, busque soluções que ajudem a administrar seus estoques – controle de mínimo e máximo, histórico de movimentações, custo médio e outros indicadores.

03 – Adote a cultura de processos

Toda empresa, por mais simples que seja, é formada por processos, mesmo que não estejam estruturados – neste caso, ainda são hábitos, o que não é bom para a gestão.

Transformar todas as atividades em processo – por exemplo compras, vendas, entrega, cobrança – é uma forma saudável de medir os resultados ao longo de um tempo, identificar pontos falhos, corrigir e também facilita a introdução de novos funcionários.

04 – Implemente um fluxo de caixa

Sua empresa está vendendo muito, com lucro, mas você não acha o dinheiro no final do mês? Certamente, você precisa de um fluxo de caixa.

Este instrumento permite que você preveja, por dia, cada pagamento e recebimento e possa, em uma linha do tempo, verificar onde seus lucros estão sumindo. Pode ser a diferença entre o prazo de recebimentos dos clientes e o seu prazo de pagamento aos fornecedores.

Você pode estar pagando muito e antes de receber, provocando saldos negativos e até falta de recursos para honrar compromissos. Recebendo muito por cartões e pagando a vista. O fluxo de caixa vai ajudar você a gerenciar melhor o dinheiro que circula em seu negócio.

05 – Institua os indicadores de medição de performance

Também chamados de KPI (Key Performance Indicador) são métricas que podem definir a performance de um setor ou um grupo de funcionários.

Um KPI de vendas à vista para ao vendedores, um KPI de recebimentos antecipados para a equipe de finanças e outros mais. É uma boa forma de definir desempenhos conforme as necessidades do negócio. O ideal é criar metas agressivas e premiar o atingimento~

06 – Controle suas vendas e clientes com um CRM

Outro nome que assusta, mas que pode ser mais acessível do que parece.

O Customer Relationship Management é um sistema onde estará o coração do seu negócio: os clientes e todas as histórias acerca de cada um deles – movimento de compras, itens, preferências, atuação da equipe de vendas, negócios em andamento e vendas.

Com este sistema, a vida comercial do seu negócio estará muito bem organizada. E se quiser desenvolver algo em uma planilha, poderá ter os mesmos resultados de gestão.

07 – Conte com empresas especializadas em algumas áreas

Nem sempre montar uma estrutura para administrar determinado processo é a forma mais eficaz e de menor custo para a sua empresa.

Contratar empresas especializadas é uma opção que mais empresas adotam a cada dia para reduzir custos com setores onde elas não tem a expertise e gastam muito tempo para atingir resultados tímidos.

As empresas vão desde a segurança, a limpeza e a manutenção até escritórios de advogados e de contabilidade, que cuidam de toda a escrita contábil e do atendimento das obrigações legais e fiscais. Com elas, você controlará melhor a sua organização, com um número menor de processos internos e poderá se concentrar mais nos negócios.

 

Se você está pensando em empreender e providenciar uma abertura de empresa, essas dicas também são pra você.