Descubra a natação no mar do Recreio e se apaixone!

O bairro do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, está se tornando uma referência para muitas pessoas que querem morar com qualidade.

É um crescimento imobiliário contínuo, mas com um preocupação maior com a altura de prédios, principalmente na região litorânea, onde o gabarito permite que as praias continuem com o charme de uma cidade de praia.

Os imóveis, na sua maioria, são relativamente novos e próximos da natureza, tanto com as reservas e matas preservadas quanto as praias paradisíacas, remotas, e muitas delas com pouco movimento e ideais para o surfe e o stand up paddle.

O Recreio está se tornando um bairro com a vocação para o esporte , e com todo esse cenário de desenvolvimento, estrutura e belezas naturais, não impressiona que a Natação no Mar se torne uma prática no bairro.

Com esse novo esporte você vai querer praticar sempre e quem sabe até se mudar para os apartamentos Recreio dos Bandeirantes. Descubra a natação no mar do Recreio e se apaixone!

Você conhece a Natação no Mar?

A Natação no Mar é um esporte que vem ganhando mais adeptos no Rio de Janeiro, principalmente depois que a Maratona Aquática foi oficializada como modalidade esportiva. Com a popularização, a cidade atraiu eventos importantes do esporte:

  • Travessia dos Fortes
  • Circuito Rei e Rainha do Mar
  • Travessia dos Bravos

Este esporte pode dar um desgaste muito maior ao corpo do que a natação em piscina, por causa do movimento e da força das ondas gerando correntes e exige mais esforço da respiração

Quais os benefícios da Natação no Mar?

Oe benefícios dessa prática são muitos:

  • Melhora da postura corporal
  • Promove o equilíbrio muscular e a flexibilidade
  • Ajuda no combate na depressão e da ansiedade
  • Melhoria de problemas respiratórios – rinites e sinusites
  • Funciona como uma terapia para o estresse

Quais são as dicas para praticar a Natação no Mar?

01 – Pratique no mar

Sim, parece óbvia esta dica, porém muitos praticantes exercitam o tempo de natação e a resistência em piscina, o que é um ambiente completamente diferente do mar, que tem variáveis que não podem ser reproduzidas em outro ambiente.

É comum pessoas nadaram vários quilômetros em uma piscina, confiando que a resistência e o costume com uma longa distância serão suficientes, mas se decepcionam com os resultados, desistindo com pouco tempo de prova.

Sem considerar o pânico que acomete muitas pessoas porque não estão habituadas com todo o desgaste e os desafios que o mar apresenta.

02 – Use a piscina como apoio

Um dos maiores desafios na Natação no Mar é o que chamamos de máquina de lavar – o aglomerado de competidores, um fato completamente novo para quem pratica a natação tradicional.

Na piscina, deve-se reproduzir a situação, com 3 pessoas na mesma raia e nadando juntas. Assim é possível acostumar com as agressões, que nem são mais sentidas depois de alguns treinos.

03 – Comece devagar

Assim como na Corrida de Rua, é importante treinar progressivamente as distâncias, para ir se acostumando com a exigência do corpo. Para a Natação em Mar esta ambientação é ainda mais importante porque o cansaço bate no meio do mar e não há como parar para descansar.

04 – Respire para os dois lados

Ao contrário da natação tradicional, onde o atleta naturalmente escolhe um lado para respirar, na Natação no Mar, com as variações de trechos, movimento das ondas e posição do sol, é importante ter o recurso de respirar para os dois lados.