Melhores programas de acesso remoto

Na correria do dia a dia é normal esquecer alguns detalhes, porém quando esse detalhe é um arquivo ou o envio de um e-mail urgente você pode estar em uma enrascada. Para situações desse tipo e muitas outras funções é que foram criados os programas de acesso remoto. Por meio deles, você pode acessar o seu computador mesmo que ele esteja em outro lugar bem distante de você.

Seja para usar um programa, iniciar um processo ou simplesmente conseguir um arquivo, o acesso remoto pode facilitar muito a vida sem que você tenha que se deslocar para o local onde sua máquina está. O acesso remoto é diferente de um compartilhamento de rede ou por nuvem. No primeiro caso, você literalmente controla o PC, podendo mexer o mouse e teclado à distância e usando sua tela apenas para visualizar o que é executado no computador remoto.

Além de ajudar você a controlar o seu PC remotamente, essa tecnologia também serve para obter o auxílio de técnicos de suporte. Assim esses profissionais podem instalar um programa, corrigir falhas do sistema ou realizar manutenções.

Existe uma série de programas diferentes que podem ser usados para acessar o PC remotamente. Abaixo listamos alguns exemplos e explicamos a diferença entre eles, considerando valores e também pontos de acesso.

CHROME RDP

O Chrome RDP é uma extensão do navegador Chrome do Google. Com ele você consegue controlar ou permitir o acesso remoto de computadores e tem a facilidade de ser integrado a sua conta Google, o que lhe permite acesso a todos os seus computadores.

Por ser parte integrada do navegador ele funciona em todos os sistemas operacionais tanto de desktop como de celulares.

Vantagens:

  • 100% gratuito.
  • Livre de Propagandas.
  • Fácil instalação.
  • Permite que o PC remoto seja reiniciado e o controle seja reassumido.

Contras:

  • Não permite bloqueio de teclado e mouse.
  • Não transfere arquivos.
  • Colocar computadores que não estejam na conta Google é um pouco mais complicado.

 

TEAMVIEWER

O Teamviewer é hoje o programa mais completo e vem se superando a cada nova versão. Com o Teamviewer você pode facilmente acessar ou dar acesso a qualquer PC que tenha o programa a partir da chave gerada pelo próprio aplicativo.

O Teamviewer é multiplataforma, funcionando em Windows, Mac, algumas distros de Linux, iOS e Android.

Ele possui diversos atalhos úteis para comandar o computador remoto, além de diversas opções como controle de som, teclado ou mouse do PC remoto, o que facilita na hora de fazer suporte através dele.

Com o Teamviewer você pode transferir arquivos, abrir sessões de chat tudo isso sem ter que criar conta alguma, mas se optar por criar você ainda tem acesso à funções de administração de seus computadores.

O Teamviewer só é gratuito para uso pessoal porém, após utilizar em alguns PCs ele irá detectar que está sendo usado comercialmente e começará a limitar seu acesso a 5 minutos por sessão. A partir daí será necessária uma conta paga.

Vantagens:

  • Velocidade e estabilidade acima da média
  • Teclas de atalho funcionais
  • Transfere arquivos
  • Impressão remota

Contras:

  • Programa pago para acesso a todas as funções e uso comercial (a partir de R$1029,00, porém esse é um valor único).
  • Não acessa versões mais novas instaladas, tendo assim que pagar pelo upgrade a cada nova versão para permanecer utilizável.

 

ANYDESK

O AnyDesk é um programa novo e não muito conhecido, mas estamos apresentando ele como opção por já em sua versão gratuita ser bem completo e eficaz.

O AnyDesk possui versões para todos os dispositivos e diferente do Teamviewer funciona a partir de nomes para cada dispositivo, o que facilita o acesso depois.

Ele é bem funcional e sua versão paga não é muito cara (USD12,00) por usuário), porém sua velocidade é um pouco menor que a do Teamviewer e não possui opção de gravar o acesso remoto.

Vantagens:

  • Não possui limite de acessos.
  • Não requer instalação.
  • O aplicativo é compacto, facilitando a execução.

Contras:

  • Mais lento que o Teamviewer
  • Não possui algumas opções dos outros programas.

Devemos sempre deixar claro que esses programas podem ser utilizados para controlar o seu computador sem a sua permissão, portanto deve-se tomar muito cuidado com quem você divide as suas chaves de acesso e sempre estar buscando renova-las após um tempo.

Mas fora isso, o acesso remoto salva muito tempo no dia a dia e é um meio muito ágil de ter acesso a todos os seus arquivos sem ter que sair do trabalho ou do sofá da sala!