O que conferir antes de se comprar um imóvel

Comprar um imóvel é sempre algo memorável. Porém, apesar de ser agradável ter finalmente a sua casa própria, antes de comprar seu imóvel é importante se preparar, pensar bem e, claro, conferir se você tem tudo o que preciso para avançar com o processo. Assustador? Relaxe. Nesse artigo vamos falar do que você precisa conferir antes de se comprar um imóvel.

1 — Use sua cabeça não o seu coração

Na hora de ver uma casa, você tem de pensar nisso como um relacionamento. Você está escolhendo com o objetivo de ser definitivo certo? Então você tem de escolher bem! Não será fácil, mas o segredo é ser honesto consigo próprio e não ter medo de recusar um mau negócio ou de ver todas as suas alternativas. Felizmente, tem muito imóvel no mercado então você pode se dar ao luxo de ver todas as suas opções antes de selecionar o certo.

Nesse processo de escolha, prepare-se para usar seus cinco sentidos e ficar atento a todo o pequeno detalhe, desde cheiros desagradáveis, formigas ou baratas no chão até falhas na luz ou umidade na parede. Tome seu tempo e preste o máximo de atenção possível, pois pequenos reparos normalmente vêm acompanhados de grandes custos. Ao mesmo tempo, seja paciente e se lembre que comprar um imóvel é um processo e encontrar o “certo” vai demorar seu tempo. Cuidado com a pressa!

2 — Localização, tamanho e trabalho

Ter uma casa bem localizada e grande pode parecer chique, mas pense bem se é isso que você realmente precisa. Quanto maior a casa, maior serão os esforços com limpeza e manutenção e se você não tiver bons funcionários para tarefas dessa natureza, isso pode virar uma constante preocupação. Investir numa boa localização implica obviamente em ter mais custos, mas na hora de vender isso poderá também ser uma mais valia. Uma vez mais, avalie suas necessidades e quanto dinheiro você pretende gastar. Seja honesto consigo próprio(a), sempre se lembre disso!

3 — Documentação e preparação

Agora vem a parte final: onde comprar casa e que documentação preciso? Sempre peça ajuda a profissionais, pois eles estão lá para isso mesmo. Eles ajudarão você fazendo uma procura mais customizada entre todos os imóveis à venda e também ajudar na hora da documentação e do pagamento. Eles poderão contribuir na hora de verificar a idoneidade da construtora (caso seja novo), como também poderão ajudar você a verificar a matrícula atualizada do imóvel e cópias de projeto arquitetônicos. Eles estão acostumados a esse tipo de coisa e o ajudarão no impasse entre o que você pensa que quer e o que você realmente precisa. Por isso, é bastante recomendado pedir a ajuda de especialistas nessas transações. Não tem nada de errado nisso e portanto é mais uma ferramenta que você pode usar. Claro, que Isso não exclui que você se informe na internet a cerca do preço do metro quadrado na região e sobre as taxas de juros nos vários bancos. Vá usando simuladores online e nunca esqueça de contar com os juros!

Agora que você leu o artigo espero que se sinta mais preparado(a) para comprar seu imóvel. Apesar de ser um processo difícil, uma casa fica para sempre e certamente trará felicidade a você. Relaxe e aproveite o conforto do seu novo lar.