Quais os melhores investimentos da atualidade?

Você tem um valor que pode ficar investido por um tempo? Independente do objetivo com o valor, uma primeira dúvida sempre surge: em quais produtos financeiros podemos ter os melhores resultados?

Onde o dinheiro pode ser mais valorizado? Não é uma pergunta simples, porque estamos falando de dinheiro: algo que podemos ter mais ou menos disposição de arriscar, em prazos maiores ou menores.

De qualquer forma, alguns investimentos são tradicionalmente mais interessantes, independente do perfil do investidor. Vamos falar neste artigo sobre quais os melhores investimentos da atualidade.

E antes de começarmos: o que é preciso saber antes de escolher uma aplicação?

Qual o seu perfil de investidor?

Independente do valor, é preciso saber o seu perfil de investidor, pois ele vai definir como você terá de agir e os riscos.

Mas lembre-se: em qualquer um deles, é fundamental não depender do valor para os gastos do dia a dia. A liquidez varia muito e você poder dinheiro, invés de ganhar, se precisar mexer no valor investido.

Conservador

Normalmente tem pouco conhecimento do economês e prioriza não ter prejuízo, alguma rentabilidade – mesmo que não seja das melhores – e que o produto seja o menos influenciado possível pelos sustos do mercado.

Moderado

Aceita correr algum risco – que não seja perder todo o dinheiro em um dia – em troca de uma rentabilidade maior. Tem um conhecimento maior que o Conservador sobre investimentos.

Dinâmico

Tem um ótimo conhecimento de investimentos e aceita correr riscos médios e até altos, em troca de rendimentos de médio e curto prazo.

Diversifica as suas aplicações constantemente, justamente apostando nos rendimentos e está sendo atualizado sobre os produtos mais rentáveis do momento.

Arrojado

Domina o economês dos investimentos financeiros e aceita correr altos riscos em troca de rentabilidades expressivas ao longo do tempo.

Normalmente tem objetivos claros de investimento pessoal ou profissional e aposta em aplicações mais arrojadas – porém, jamais deixando de acompanhar diariamente a evolução, para tomar decisões rápidas de mudanças.

Qual o seu projeto com o investimento?

Traçar um horizonte de prazo e de tamanho do que vamos fazer com o dinheiro aplicado é fundamental para definir que caminho levará ao valor necessário.

Comprar um imóvel em um ano? Abrir um negócio em dois anos? Viver de renda em 30 anos? Atualmente os produtos financeiros podem atender todo tipo de necessidade. Um fator importante é conhecer as regras de resgate e de incidência de impostos e taxa de administração.

Desta forma, você pode ajustar até mesmo o projeto para um momento em que o resgate será isento de imposto.

Um bom consultor de investimentos terá o seu projeto como a primeira preocupação na montagem de uma carteira de produtos. E essencial: que você não dependa deste dinheiro no dia a dia, para que a rentabilidade seja a melhor possível.

Quais os melhores investimentos da atualidade?

O cenário econômico muda a todo instante. Muitas das opções abaixo são tradicionalmente interessantes mas pesquisar sempre sobre elas e outras é fundamental.

Não hesite em perder dinheiro com o imposto se a mudança prever um ganho maior em outra aplicação.

01 – Letras de Crédito (Imobiliário e Agronegócio)

São produtos financeiros de renda fixa – você sabe quanto vai ganhar ao final do  prazo contratado. Portanto estão na linha conservadora.

E possuem uma vantagem: são isentos de Imposto de Renda. E conta com o Fundo Garantidor – que é obrigado a ressarcir até 250 mil reais de toda aplicação feita em um banco que quebre ou cometa estelionato.

02 – Tesouro Selic

Indicado para perfis conservadores, com boa rentabilidade e acima da inflação e maiores para projetos de médio e longo prazo. E tem liquidez diária.

03 – Tesouro Direto IPCA

Tem o mesmo perfil do Tesouro Selic, porém não conta com a liquidez diária, é ainda mais indicado para resgate em médio e longo prazo.

04 – Debêntures

São os papeis que empresas privadas lançam no mercado para captar recursos para os seus projetos de investimento. É um produto para o perfil arrojado.

Você receberá um rendimento que hoje é dos melhores do mercado ao final de um prazo como um credor da empresa. E são isentos de Imposto de Renda.

Excelente? Sem dúvida um dos melhores produtos, mas exige cuidado na escolha do empreendimento e esquecer o dinheiro – será de longo prazo, definido pela empresa captadora.

 

Aprenda mais sobre investimento e saiba mais antes de começar a investir.