Revisão do carro: o que checar antes de pegar a estrada

Quando pensamos em fazer uma viagem longa de carro a segurança tem que vir em primeiro lugar. Por isso, pensar nos cuidados com o veículo e checá-los antes de pegar a estrada é fundamental.

Para te ajudar, confira os principais itens que devem estar na sua lista e curta a sua viagem sem preocupações.

A revisão regular do veículo não pode ser deixada de lado, mas, às vezes com o tempo corrido acabamos esquecendo. Por isso, antes de pensar na sua viagem faça a inspeção completa no seu veículo.

Conferir o estado dos pneus é fundamental, verifique se estão desgastados, observe a profundidade dos sulcos. Se estiverem baixos, saberá que é hora de trocá-los. Um dica é medir a profundidade deles utilizando uma moeda de R$1,00. Se o anel dourado desaparecer é sinal que pode continuar a rodar. Caso o contrário, compre novos pneus.
Outra dica, é trocar os pneus ainda frios, garantindo assim a estabilidade do carro e a durabilidade da borracha..

O freio é outro item que não pode ser esquecido na revisão do carro e merecem um cuidado redobrado na hora de pegar a estrada. Verifique se o nível do fluido está adequado e se não há nenhum tipo de vazamento. Confira se há algum desgaste na pastilha. Os ruídos ao frear também devem ser observados, qualquer barulho diferente pode ser um sinal que está na hora de ajustá-lo.

O alinhamento e balanceamentos do carro também não podem ficar de fora. Fique atento aos sinais que o carro te mostra. Se o volante puxar mais para um lado ou surgirem trepidações excessivas, significa que está na hora de ir ao mecânico.

Já sabemos que é obrigatório ligar o farol baixo do carro em rodovias durante o dia. Mas não é só pelo medo de se levar multas. Se preocupar com a iluminação dos faróis e setas são importantes para dar visibilidade ao veículo nas estradas. Por isso, além de conferir as lâmpadas, cheque o sistema elétrico e certifique-se também das boas condições da bateria.

Apesar de não parecer tão importante, checar os níveis de água do veículo também é necessário. Completar a água do reservatório do limpador de para-brisas e regular a quantidade de detergente do reservatório são atitudes que livram de acidentes decorrentes da falta de visibilidade.

Outra dica que não pode ficar de fora da sua lista é o Kit Viagem. Sabe aqueles imprevistos que podem surgir durante o caminho? Este kit poderá te ajudar a resolver mesmo depois de uma revisão cuidadosa.

Verifique se está levando macaco hidráulico, triângulo e chave de roda dentro do carro. Além de disso, certifique se esses itens estão realmente em bom estado para não ficar na mão.

Mas o que é o macaco hidráulico?

O macaco hidráulico é um instrumento muito útil, geralmente usado para auxiliar a troca dos pneus de carros. Ele serve para ajudar a  içar o automóvel no momento da troca, podendo ser utilizado também para elevar outros objetos tão pesados como um automóvel. Além disso, existe o macaco hidráulico 2 toneladas, indicado para o caso de veículos de porte grande.

Já o triângulo será útil caso aconteça do seu veículo parar no meio da pista, que deverá ser posicionado a uma distância adequada para sinalizar que seu carro está com problemas, até que as coisas se resolvam ou tenha que chamar o guincho.

Agora que você já sabe o que não pode ficar de fora da sua lista e que vale checar antes de pegar a estrada. Resolva estas pendências  e faça uma boa viagem!