Tipos de ar-condicionado e para quais ambientes servem

Tipos de ar-condicionado e para quais ambientes servem

Se você é uma pessoa que pesquisa muito sobre um produto antes de adquirir, saiba que você não está só. Os brasileiros estão cada vez mais interessados em saber mais, pesquisando na internet e analisando opiniões antes de realmente tomar o passo necessário para comprar. E realmente quando fazemos esse tipo de pesquisa, um mundo novo tende a se abrir, como é o caso do ar-condicionado.

Os aparelhos de ar-condicionado possuem diversas categorias divididas por modelos diferentes que se adequam a cada ambiente. Esses mesmos modelos possuem diferentes níveis de potência, o que pode ser facilmente confundido para qualquer pessoa que não é da área. Então hoje resolvemos falar sobre os tipos de ar-condicionado e para quais ambientes eles são mais adequados. Veja!

Ar-condicionado Janela

O ar-condicionado modelo janela geralmente possui uma potência menor do que os outros tipos e por isso ele acaba consumindo menos energia. Esse modelo é o mais tradicional, sendo instalado em um buraco na parede, o que se assemelha a uma janela. Por isso é necessário um profissional para instalá-lo, por mais que você tenha lido muitas dicas sobre ar-condicionado.

O ‘ar janela’, como também é conhecido, possui a unidade condensadora e evaporadora em uma só peça, economizando espaço. Por isso, esse aparelho é recomendado para ambientes que não possuem espaço para utilizar as duas unidades convencionais do aparelho.

Ar-condicionado Split

O ar-condicionado do modelo Split é dividido em duas partes, a condensadora e a evaporadora. Esse modelo possui diversos tipos de variações, o que revela a sua versatilidade para ser instalado em diversos tipos de ambientes.

O aparelho Split possui a unidade condensadora, isto é, o motor, para fora do ambiente, enquanto que a parte evaporadora fica dentro do ambiente soltando o ar refrigerado.

Existem os modelos de ar-condicionado Split:

  • Split Inverter
  • Split Hi-Wall
  • Multisplit
  • Split Piso-Teto
  • Split Cassete
  • Split Quatro Lados
  • Split Canto Teto
  • Split de Janela

Ar-condicionado Portátil

Quando não dá para instalar um ar-condicionado normal na sua casa ou escritório, então o modelo Portátil entra em cena. Esse tipo de aparelho é ideal para lugares onde não há refrigeração de ar e que você deseja climatizar – ainda mais se forem ambientes pequenos. 

Pela sua mobilidade, a versatilidade desse modelo é tão chamativa que você não precisará quebrar nenhuma parede para adequá-lo ao ambiente, enquanto nem mesmo instalar será preciso. Mas tenha em mente que você precisa ter uma janela para ou porta de escape para que ele possa expulsar o ar quente e trocar pelo ar frio.

Aparelhos com tecnologia ‘Inverter’

Se existe um conselho para se dar antes de comprar um ar-condicionado é: procure um modelo com tecnologia ‘Inverter’. Isso porque essa tecnologia traz muitas vantagens para você e para o funcionamento do ar-condicionado. 

Os modelos tradicionais, que não possuem essa tecnologia, ligam e desligam o motor de forma automática, para que o ambiente fique climatizado da melhor maneira possível. Isso acaba gerando um consumo alto de energia elétrica, porque são gerados picos de energia. 

Já nos modelos Inverter, essa alternância não existe, fazendo com que de forma fluida o ar seja trocado, apenas variando quando a temperatura precisa ser mais ou menos refrigerada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.