Tudo o que você precisa saber sobre o cabo Ethernet e como escolher o ideal

Tudo o que você precisa saber sobre o cabo Ethernet e como escolher o ideal

Os cabos de rede, também conhecidos como cabo Ethernet, são o principal fator de transmissão de sinais elétricos em grandes distâncias, e eles são classificados de acordo com a frequência máxima que recebem.

Mas antes de realizar a troca do cabo de rede Ethernet, existem pontos que você deve saber para escolher o melhor produto para a sua casa! Ficou curioso? Venha conosco e conheça mais sobre este item tão importante.

Como escolher o melhor cabo Ethernet?

Antes de entrarmos nos pontos a se atentar para escolher o produto, é importante ter em mente o que é o cabo de Ethernet, que é o tipo mais comum utilizado em roteadores, conectando dispositivos por meio de um fio, fazendo com que todos tenham acesso à rede de Internet.

Dito isso, vamos então às categorias de cabos Ethernet, que são:

  • Cat5: o padrão mais antigo, suporta velocidade de transferência entre 10Mbps a 100Mbps;
  • Cat5e: substituto do anterior, suporta até 1000Mbps e pode ser encontrado em cabo longo;
  • Cat6: cabo Ethernet de 10m a 55m, suporta até 10Gbps e frequências até 250 MHz;
  • Cat6A: atualização do modelo anterior, pode receber até 10Gbps com frequência de 500 MHz em distâncias de 100 metros;
  • Cat7: um cabo mais grosso, suporta velocidade de até 10Gbps em 100 metros, possui sinal mais consistente, com boa velocidade e baixa oscilação;

Por fim, existe o Cat8, um dos mais próximos da fibra óptica. Recebe até 40Gbps numa distância de 30 metros.

Qual o melhor cabo Ethernet?

Para responder qual o melhor cabo Ethernet, é necessário ter em mente que cada categoria será mais interessante de acordo com cada projeto de ambiente. Sendo assim, um cabo Cat7, por exemplo, pode ser mais interessante em ambientes onde é necessário cobrir até 100 metros de distância e contar com alta qualidade de Internet.

Tenha em mente que, independentemente do tipo de cabo, a forma de como usar o cabo Ethernet é sempre a mesma: conectar uma ponta no modem, em qualquer porta de Internet, e a outra no dispositivo.

Qual a diferença entre a rede Wi-Fi e a rede Ethernet?

As redes de Internet sem fio, também conhecidas como Wi-Fi, têm sido cada vez mais utilizadas, principalmente pela praticidade gerada por este tipo de conexão. Entretanto, é importante termos em mente que existem diferenças entre este tipo e a com fio. 

Falando sobre o uso do cabo, é importante notar que ele possui uma alta velocidade na conexão, mais estabilidade e mais segurança, sendo este último o ponto mais vantajoso.

Agora, utilizar o roteador Wi-Fi gera mais praticidade no dia a dia, deixando o ambiente mais limpo e organizado. Além disso, tecnicamente, a rede sem fio oferece uma capacidade ainda maior do que a por cabo, mas existem alguns fatores que diminuem a transmissão dos dados, o que a torna um pouco mais lenta. 

Logo, devido à proteção gerada pelo cabo Ethernet, ele se torna a melhor opção para que você navegue na Internet, sempre com máxima segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *