Tudo o que você precisa saber sobre o Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma forma de garantir que pessoas de baixa renda tenham também acesso ao ensino superior em universidades privadas. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo para quem quer fazer graduação, mas não tem como pagar o valor integral das mensalidades durante todos os anos de estudo.

Quer saber mais sobre o programa do governo federal? Tudo sobre o Prouni em detalhes você encontra aqui.  

Tipos de bolsa Prouni

Bolsas integrais

Os alunos contemplados cursam o terceiro grau inteiro em faculdade particular sem pagar nada por isso. Depois de formados, não precisam reembolsar o Prouni como ocorre, por exemplo, com o financiamento estudantil FIES.

Para concorrer às bolsas 100% Prouni, é preciso comprovar renda familiar de até 1 salário mínimo e meio.

Bolsas parciais

Os universitários contemplados têm 50% das despesas com as mensalidades da faculdade particular bancadas pelo Prouni durante todo o ensino superior. Mas, para isso, precisam comprovar renda familiar superior a 1 salário mínimo e meio e inferior a 3 salários mínimos.

A outra metade do pagamento das mensalidades é responsabilidade do aluno. Mas, vale lembrar que é possível complementar com o Programa Educa Mais Brasil (que diferente do Prouni é da iniciativa privada, mas oferece bolsas de até 70% para quem deseja cursar o ensino superior em faculdade particular e sem reembolso).

Outra opção para pagar os 50% das mensalidades no ensino superior privado é o FIES. O financiamento estudantil oferece juros zero para quem mais precisa. Mas, é como um empréstimo para bancar sua faculdade. Portanto o universitário precisa fazer reembolsar em um prazo estipulado em contrato.

Quem pode se inscrever no Prouni

Existem alguns requisitos obrigatórios para conseguir realizar a inscrição no Prouni. Além disso, pessoas com deficiência também podem participar se estiverem dentro de todos os critérios abaixo. Mas, precisam levar documentos que comprovem sua limitação (junto com os outros pedidos pelo Prouni) no momento da inscrição na universidade da rede particular.  

  • Pessoas com baixa renda comprovada: as vagas por meio do Prouni são destinadas a quem não pode bancar o ensino superior em faculdade particular. Por esse motivo só é possível se inscrever se comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos.  

 

  • Aprovados no último ENEM: um dos critérios para inscrição no Prouni é ter obtido, no mínimo, 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, também é obrigatório ter tirado nota superior a zero na redação.

 

  • Quem fez ensino médio em escola pública: outro critério para conseguir se inscrever no Prouni é ter sido aluno da rede pública de ensino. Caso tenha estudado em escola particular no segundo grau, só poderá realizar a inscrição se comprovar que teve bolsa de 100%.

 

  • Professores de escola pública: quem faz parte do quadro permanente de docentes da rede pública também pode se candidatar às vagas pelo Prouni. Mas, somente nos cursos relacionados ao magistério como Normal Superior, Pedagogia ou outra licenciatura. Para isso também precisa ter passado na última edição do ENEM com nota superior a 450 e não ter zerado a redação.   

Como fazer inscrição no Prouni

O Programa Universidade Para Todos abre suas inscrições online apenas durante 4 dias. Para não perder o prazo, é bom sempre estar atento aos editais que saem periodicamente. Neles você fica sabendo os dias em que o cadastro pode ser feito no site oficial e todos os detalhes sobre o Prouni.  

Está sem wi-fi? Não tem problema. Cada faculdade particular que faz parte do programa disponibiliza internet para você poder fazer sua inscrição no Prouni durante o prazo. Veja o que é preciso para se cadastrar:

  • Dados Pessoais: CPF e RG
  • Dados do último Enem: número de inscrição e senha
  • Dados financeiros (seus e da família): contracheques ajudam a responder o formulário socioeconômico (requer um tempo nessa parte)

Outra forma de fazer sua inscrição é baixar o aplicativo Prouni para se cadastrar durante o prazo.