Veja onde podemos pagar meia com carteirinha de estudante

De acordo com a lei federal n°12.933/2013 o pagamento de meia entrada é um direito direcionado aos estudantes de instituições das redes públicas e privadas de todo país.

Porém, alguns estudantes não sabem do direito que possuem em relação a carteirinha de estudante. Já outros alunos não entendem as obrigações de alguns eventos e estabelecimentos.

Todo evento ou precisam reservar uma quantidade de ingressos apenas para quem possui a carteira e paga meia entrada. Essa quantidade significa no mínimo 40% do total dos ingressos para aquele evento. Essa cota é válida não apenas para estudantes, mas também para pessoas com deficiências físicas e seus acompanhantes (um por cada acompanhante) e idosos com mais de 60 anos.

Mesmo que em um determinado evento esse limite de quarenta por cento seja ultrapassado, o estudante ainda tem direito ao ingresso de meia entrada, pois a lei permite que os eventos e estabelecimentos vendam mais que a porcentagem estabelecida, só não permite vender menos que 40%.

Com a carteira de estudante você pode comprar um ingresso, apenas um, para um determinado evento, pagando apenas cinquenta por cento do valor do ingresso, ou seja, meia entrada. Veja agora quais estabelecimentos e eventos você pode pagar meia com a carteirinha de estudante.

Shows

Em qualquer tipo de show você pode pagar meia entrada com a carteirinha, inclusive em grandes shows como Rock in Rio e Lollapalooza.

Mas para que você tenha o direito de pagar meia é necessário comprovar que você tem a carteira na hora de realizar a compra do ingresso.

Também é preciso lembrar que, para cada carteira é válido apenas um ingresso de meia entrada. Além disso, o evento pode não aceitar vender mais meia, quando a cota estabelecida for atingida.

Teatro

Se você também gosta de peças teatrais, espetáculos circenses ou eventos educativos, você pode aproveitar para comprar o ingresso pagando meia com a carteirinha. O teatro também estar incluso naqueles estabelecimentos que deverão oferecer a meia entrada, de acordo com a lei federal.

Cinema

Essa certamente é um dos locais que mais vende ingresso de meia entrada. O cinema faz parte dos estabelecimentos de entretenimento que deverão oferecer ingressos com a metade do valor para alunos.

O estudante pode comprar um ingresso para cada filme pagando meia entrada, mas não poderá comprar mais que um ingresso de uma única vez pagando metade do valor, isso não é permitido por lei.

Congressos

Eventos como congressos também aceitam a carteirinha de estudante, para que o aluno pague apenas metade do ingresso. Em geral, embora esse seja um tipo de evento procurado pela minoria dos estudantes, mesmo assim, o direito a meia é garantido.

Parques de diversão

Os parques de diversões também são obrigados a oferecer a cota de ingressos para que os estudantes paguem meia entrada. Esse valor é garantido para aquele aluno que comprar de forma individual ou para aquele que vai numa viagem com a escola. Além do parque de diversão, o parque aquático também entra na lista.

Grandes eventos

Grandes eventos como feiras literárias, feiras de artesanatos, eventos gastronômicos e outros, também aceitam a carteirinha como meia entrada.

Jogos de futebol

Os jogos de futebol também não poderiam ficar de fora dessa lista. Além dos jogos de futebol, jogos de vôlei ou de basquete também oferecem meia para quem é estudante.