Veja os cuidados que você deve ter com seu carro diariamente!

Ter um carro ainda é um sonho para milhões de brasileiros.

Um automóvel pode ser a solução de mobilidade para brasileiros em tantas cidades que dispõem de um transporte público ruim, mas também é a sensação de liberdade, de depender menos de horários e vagas em ônibus e aviões.

Mas é também um investimento de alto valor, muitas vezes fruto de meses ou anos de economias e que precisa ser muito bem cuidado.

Atitudes simples podem preservar a vida útil do veículo e reduzir muito os custos de manutenção, principalmente as emergenciais – que sempre são as mais caras.

Abaixo listei os cuidados que você deve ter com seu carro diariamente, e assim poder usa-lo sempre e por muito tempo. Fazer essas verificações ajudam a manter seu carro em boas condições e evitar de gastar dinheiro, por exemplo, com auto peças.

01 – Ouvir o motor do seu carro

Esse é um cuidado simples e que podemos – e devemos – ter durante todo o tempo que estamos usando  veículo.

Você pode perceber ruídos e barulhos estranhos ou se estiver saindo fumaça do motor – todos são sinais preocupantes e não devemos perder tempo para verificar.

02 – Calibrar os pneus

É um cuidado dos mais básicos e importantes no dia a dia, para preservar a vida útil dos pneus, que são componentes caros do seu carro, e sem forçar a suspensão e os amortecedores.

Calibrar os pneus é coloca-los no padrão exigido pelo fabricante para o uso das condições regulares – e quando for transportar pesos extras, calibre em outra medida (normalmente sugerida pelo fabricante) para que os pneus suportem melhor o peso total do veículo.

03 – Verificar constantemente os freios

A importância de freios funcionando corretamente dispensa explicações. E podemos preserva-los e evitar acidentes graves, verificando o desempenho deles ao usar o carro.

E não só o funcionamento deles através do pedal, mas também ruídos e barulhos ao acionar, que podem denunciar problemas nos discos e nas pastilhas de freio. A qualquer sinal estranho, leve imediatamente a uma oficina.

04 – Cuidar da pintura

A pintura dos carros é feita com processo de ótima tecnologia para garantir a qualidade e a resistência dela, preservando a beleza. Mas não é infalível.

É importante ter sempre atenção com alguns tipos de sujeira que pode criar problemas com o tempo, tais como fezes de pássaros, que podem corroer a pintura) e respingos de piche e de terra que se acumulam na parte mais inferior da lateria, perto das rodas e dos para-lamas.

05 – Inspecionar os níveis de água, combustível e lubrificante

O reservatório de água deve estar sempre no limite exigido para evitar o superaquecimento do motor e a danificação de componentes.

Queda nos níveis de óleos e de arrefecimento ou consumo exagerado, fora da periodicidade informada pelo fabricante, podem ser sinais de vazamentos, que causam problemas graves e a parada do veículo.

Sobre o combustível, a dica é não deixar o tanque baixo ou na reserva por muito tempo; o ar em excesso no tanque acelera a evaporação e aumenta o  consumo. Sempre que possível, mantenha pelo menos dois terços de combustível.

06 – Cuide da sua maneira de dirigir

A forma como dirigimos pode ser uma causa de problemas no carro que acabam exigindo gastos desnecessários.

A troca de marchas de forma incorreta ou sem cuidado com os movimentos, o pé constantemente na embreagem e sem necessidade são algumas das atitudes que prejudicam o desempenho do veículo e criam problemas que só vamos perceber quando chega a hora de parar o veículo em uma oficina.

Ou infelizmente quando há um acidente. E neste caso o prejuízo pode ser muito maior que algumas peças do seu carro.

 

Fazer essas verificações ajudam a manter seu carro em boas condições para evitar de gastar dinheiro com auto peças.