Você sabe o que é inteligência artificial?

É um sistema inteligente que permite que maquinários aprendam a partir de experiências, coisas que o ser humano é capaz de fazer. Esse sistema tem a capacidade de processar diversas informações e modificá-las para dados planejados.

Ela é muito utilizada no nosso cotidiano na área da saúde, do esporte, no combate ao terrorismo, entre outras áreas. Veja mais sobre esse assunto lendo este artigo.    

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que possibilita que sistemas reproduzam uma inteligência parecida com a de humanos. É a inteligência idêntica a inteligência humana expressas por máquinas ou software.

Então podemos definir esse tipo de inteligência como sendo a capacidade que as máquinas possuem de raciocinar como os humanos, no que diz respeito ao aprendizado, na percepção e na tomada de decisões.

Existindo já a muitos anos, este campo da ciência tem sido impulsionado como avanço da informática e da computação. Possibilitando que outros componentes sejam de forma rápida anexada à IA.

Quando a IA teve início?

O conhecimento e desenvolvimento desse campo de pesquisa, começou na Segunda Guerra Mundial e seus principais criadores foram os cientistas: John McCarthy, Hebert Simon e Allen Newell. Com os mesmos alvos, estavam determinados a criarem algo que fosse semelhante a vida do ser humano.

A vontade de criar máquinas com capacidade de copiar a capacidade humana é algo antigo. Com o avanço na informática e na computação, a IA ganhou força. Considerando que o seu progresso permitiu um gigantesco avanço na pesquisa computacional, fazendo a máquina reconhecer até mesmo a voz humana.

As pesquisas tiveram uma evolução, e os pesquisadores e cientistas produziram máquinas com a capacidade de ser criativo, de ter sentimentos, de auto se aperfeiçoar e o uso da fala.     

Onde podemos encontrar IA?

O desenvolvimento principal no campo desse estudo, que é fazer uma inteligência igual ao do ser humano, é devagar.

No entanto, as pesquisas nesse campo têm dado grandes resultados em outros campos como na robótica, em diagnósticos médicos, jogos, carro autônomo, em atendimento hospitalar, em antivírus para computadores, entre outros.

Esse tipo de pesquisa traz muitos conflitos, pois há aqueles que aprovam os estudos e a ideia de um maquinário ter vida própria, enquanto que outras pessoas não aprovam esse conceito. Para esses, o fato de um maquinário ter a capacidade de entender, sentir e fazer tarefas humanas é algo inaceitável.

Onde está sendo usada?

A inteligência artificial já não é mais mistério entre muitas pessoas do ramo tecnológico. Essa inteligência tem sido cada dia mais usada em diversas áreas. Elas podem ser vistas em carros inteligentes, em segurança de informações na web, no mercado financeiro e outros. Veja agora mais áreas onde a IA está sendo usada.

Comércio

Nesta área ela possibilita várias funções para donos de lojas virtuais, oferecendo indicações personalizadas e fazendo a negociação de pagamentos.

Esporte

Nesta área ela é utilizada para capturar imagens de jogos ocorridos e passar o relatório aos técnicos sobre como devem estruturar melhor o jogo, o que abrange a melhoria de posições e táticas em campo.

Saúde

Na saúde ela é usada para compreender as causas de riscos de doenças como o diabetes. Essa tecnologia também auxilia na prevenção de algumas doenças como o câncer de mama, por meio de mamografias.

Reconhecimento facial

Com essa tecnologia é possível encontrar um rosto diante de uma multidão de pessoas. Essa ferramenta é muito utilizada por aqueles que são responsáveis de combater o terrorismo.